Em muitas situações de trabalho na área eletrônica, é necessário realizar testes em semicondutores para saber quais são seus terminais (anodo e catodo) e verificar se estão com defeito (aberto em curto-circuito ou com fuga). O teste de semicondutores baseia-se no fato de que, sob polarização direta, uma junção PN apresenta resistência baixa (10 Ω, por exemplo) e, sob polarização reversa, resistência alta (> 1 MΩ).
O teste de semicondutores pode ser realizado com um multímetro digital ou analógico na posição ohmímetro. Por exemplo, ao selecionar ohmímetro em um multímetro analógico e posicionar as pontas de prova nos terminais de um diodo, ocorrerão as duas situações indicadas na figura 1.
Figura 1 Diodo polarizado (a) diretamente e (b) reversamente. |
Atenção: a polaridade indicada no ohmímetro na figura 1 é a polaridade da bateria interna, que é o contrário da indicação externa, ou seja, o terminal vermelho está ligado internamente ao polo negativo da bateria.
A figura 2 mostra como realizar o teste usando o multímetro digital, com a chave posicionada no símbolo do diodo. Quando o diodo está em boas condições, em polarização direta, o display exibe um valor de tensão de 650 a 700 mV e, em polarização reversa, uma barra vertical do lado esquerdo, indicando resistência muito alta (figura 2a). Se no display aparecem zeros, o diodo está em curto-circuito (figura 2b). Quando se vê a barra vertical nos dois sentidos, o diodo está aberto (figura 2c).
Figura 2 Teste com multímetro digital: (a) diodo em bom estado, (b) diodo em curto-circuito e (c) diodo aberto. |
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe seu coméntário