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Capacitor de arranque

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      É um dispositivo elétrico utilizado para criar uma fase com características diferentes da fase que está alimentando o enrolamento de serviço. Estabelece-se, assim, um campo giratório que torna mais potente o arranque dos motores monofásicos. 
     O capacitor de arranque é cilindrico e possui dois bornes para a sua conexão. Há, também, duas lâminas de alumínio isoladas entre si por uma ou mais camadas de papel. Das lâminas de alumínio, saem para o exterior dois fios que são ligados aos bornes.
     As lâminas de alumínio e o papel isolante são enrolados em espiral e ficam dentro de um recipiente de metal ou baquelite.
     Os capacitores de arranque são fabricados  com diversos valores de capacitância. Isto para poderem ser usados em circuitos de CA com tensões de 110V e de 220V.
     Quando o motor alcança seu funcionamento em velocidade nominal, o capacitor pode ser desligado, pois o motor em marcha não necessita de campo giratório auxiliar.
     O desligamento é feito pelo interruptor centrífogo. Se o capacitor estiver com defeito, deve ser substituído por outro de características iguais ao original para se manterem as condições de arranque do motor. Quando não for possível encontrar um capacitor com a capacitância equivalente tenha valor correspondente.
     As precauções que devem ser observadas são as seguintes:

          - Antes de começar a trabalhar com o capacitor, certifique-se de que o motor está desligado da linha.
          - Descarregue sempre o capacitor, colocando uma ponte metálica entre seus bornes.

     Para verificarem as condições elétricas de um capacitor, são feitos os seguintes testes práticos:
     
     Teste de curto circuito, que consiste em descarregar o capacitor ligando-se os bornes com um pedaço de fio com isolação.
     Em seguida, liga-se o capacitor a uma fonte de CA, intercalando série no circuito um fusível de 5A para tensão 220V e de 10A, para tensão de 110V.

     Se o fusível fundir-se, o capacitor está em curto. Em seguida, descarrega-se novamente o capacitor.
     Se houver uma forte centelha, o capacitor está bom. 

     Teste de contato à massa, que consiste em ligar uma das pontas de um lâmpada de prova a um dos bornes e encostar a outra ponta na capa do capacitor.

     Se a lâmpada acender, o capacitor está defeituoso. 

1 Comentário:

Anônimo disse...

tenho um compressor AE9437Y-SR, qual seria o capacitor equivalente para arranque

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