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Rolamentos de motores elétricos

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      Os rolamentos são muito ultilizado em motores elétricos, e a conservação é de grande importacia para a sua vida últil.

     Os rolamentos são lubrificados, geralmente com graxa. A graxa requer cuidados especiais de vedação. A lubrificação deve ser renovada uma ou duas vezes por ano. Se o motor trabalha em serviço contínuo, essa renovação deve ser feita com maior frequência.
     Dependendo das condições que o motor vier a operar, empregam-se diferentes qualidades de graxas.   Esses tipos de graxas vêm especificados na própria máquina.
     A limpeza e a revisão dos rolamentos devem ser feitas periodicamente. Geralmente nas revisões podem ser feitas em intervalos de tempo maiores que um ano. Neste caso é conveniente controlar os rolamentos durante o serviço. Este controle é feito observando-se a cor e o estado do lubrificante e também auscutando a marcha do motor com uma chave de fenda, ou atrvés do instrumento próprio.
     Os rolamentos devem ser limpos com benzina ou produtos apropriados como desengraxante para rolamentos. Após a limpeza, eles devem serlubrificados com graxa ou óleo para evitar que se oxidem.

     Observações:

     As graxas fabricadas com materias-primas de baixa qualidade não são apropriadas para lubrificação dos rolamentos.
     Deve-se tomar cuidado, ao se realizar a auscultação, para não escapar a chave de fenda.
     Se o teste for realizado com instrumento, deve-se seguir as orientações do fabricante do mesmo.

     Os rolamentos podem ser fixado de três maneiras diferentes:
     
     Há caso que o rolamento  entra na tampa do motor sob pressão e não possui proteção no local onde está instalado. Isto obriga o rolamento a ter uma capa protetora colocada na parte interna do motor, ou seja, ser do tipo Z.
     O rolamento pode também ser colocado em uma caixa protetora, a qual é fixada à tampa do motor por meio de parafusos. Neste caso, o rolamento fica protegido de impurezas, podendo ser do tipo sem capa protetora. Este tipo defixação é utilizado em motores blindados porque o rolamento fica fechado.
     Há, ainda, o caso em que o rolamento entra na tampa do motor sob pressão e, na parte anterior, recebe um flange protetor. Após o motor ser fechado, o flange é parafusado na tampa e, desta maneira, protege o rolamento. No flange há também um encosto que força o rolamento contra a tampa.

      

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