Pesquise no site

Lei de Ohm

|

     Muitos cientistas tem se dedicado ao estudo da eletrecidade. George Simon Ohm, por exemplo, estudou a corrente elétrica e definiu uma relação entre corrente, tensão e resistência elétricas em um circuito. Foi apartir dessas descobertas que se formulou a Lei de Ohm.
     Embora os conhecimentos sobre eletrecidade tenham sido ampliados, a lei de Ohm continua sendo uma lei básica da eletrecidade e eletrônica, por isso conhecê-la é fundamental para o estudo e compreensão dos circuitos eletroeletrônicos.
     A lei de Ohm estabelece uma relação entre as grandezas elétricas: tensão ( V ), corrente ( I ), resistência ( R ) em um circuito. Verifica-se a Lei de Ohm a partir de medições de tensão, corrente e resistências realizadas em circuitos elétricos simples, compostos por uma fonte geradora e um resistor. Ex:
      Montando-se um circuito elétrico com uma fonte geradora de 9V e um resistor de 100 Ohms notamos que no multímetro, ajustando a escala de miliamperímetro, a corrente circulante é de 90 mA.


     Formulando a questão temos:
     V = 9V
     R = 100 Ohms
     I = 90 mA
     Agora vamos substituir o resistor de 100 Ohms por outro de 200 Ohms. Nesse caso, a resistência do circuito torna -se maior. O circuito impõe uma posição mais intensa à passagem da corrente e faz com que a corrente circulante seja menor.

     Formulando a questão temos:
     V = 9V
      R = 200 Ohms
      I = 45 mA
     A medida que aumenta o valor do resistor, aumenta também a oposição a passagem da corrente que decresce na mesma proporção.

      Formulando a questão temos:
      V = 9
      R = 400 Ohms
     I = 22,5 mA
    Comcluimos que: A tensão aplicada no circuito é sempre a mesma. As variações da corrente são provocadas pela mudança de resistência do circuito. Ou seja, quando a resistência do circuito aumenta, a corrente do circuito diminui. Dividindo-se o valor de tensão aplicada pela resistência do circuito, obtém-se o valor da intensidade de corrente.
     Apartir dessas observações, comclui-se que o valor de corrente que circula em um circuito pode ser encontrado dividindo-se o valor da tensão aplicada pela resistência. Transformando essa afirmação em equação matamática, tem-se a lei de Ohm:

                                                  V
                                         I =    ----
                                                   R



     Com base nessa equação, enuncia-se a Lei de Ohm:

           " A intensidade da corrente elétrica em um circuito é diretamente proporcional a tensão aplicada e inversamente proporcional à sua resistência."  

          Não deixe de comentar!     

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu coméntário

Como corrigir o fator de potência.

Antes de realizar qualquer investimento para Correção de Fator de Potência é necessário a identificação da causa de sua origem ...

... Saiba Mais
Ligação de um motor elétrico com 6 pontas

Na maioria dos casos os motores possuem 6 pontas de cabos em sua caixa de ligação.

...Saiba mais
Acionamento de motores elétricos

Contator é um dispositivo eletro magnético que liga e desliga o circuito de diferentes tipos de acionamento como o de uma luz por exemplo ou como de um sistema de uma bomba d'água de uma indústria...

... Saiba mais
 

©Bissoli 2013 Eletricidade | Template Blue by TNB