Pesquise no site

SYSTEM302 automação empresarial

|


     O SYSTEM302, através de sua integração transparente com sistemas de informação avançados como MES (Manufacturing Enterprise Solutions), PIMS (Process Information Management System) e ERP (Enterprise Resource Planning), transforma dados de campo em inteligência de negócios. Essa organização de automação, bem estruturada e hierarquicamente bem posicionada dentro das empresas, permite a conexão entre diferentes fontes de dados - comerciais, suprimentos e produção.
     Portais de negócios com identificação e acompanhamento do desempenho produtivo, como KPI (Key Performance Indicator) e OEE (Overall Equipment Effectiveness), também podem ser construídos. As informações são disponibilizadas em rede, de forma versátil e segura, com suporte para dispositivos wireless ou pela Internet.

          Escalabilidade


     Em um ambiente altamente competitivo é necessário responder rapidamente às mudanças das condições do mercado. Sua empresa pode ter que aumentar a capacidade de produção, mudar a linha de produtos ou se adaptar a alguma outra demanda.
     A flexibilidade e capacidade de expansão da arquitetura do SYSTEM302 lhe permitem reconfigurar e expandir seu sistema de acordo com as novas condições sem maiores investimentos. Os valiosos recursos de sua empresa podem ser usados de forma mais produtiva e inteligente.

          Competência em redes de campo

     
     Aproveite a experiência da Smar em controle de processos e de seus avançados equipamentos. O conhecimento adquirido nos dá o domínio de diversos tipos de aplicações, com garantia de segurança e facilidades adicionais para nossos clientes e parceiros.
     Como pioneiros e líderes em redes de campo, com milhares de sistemas instalados no Brasil e exterior, podemos comprovar nosso domínio tecnológico passos à frente dos demais fabricantes.

          Engenharia simplificada

     
     Todo o ambiente do SYSTEM302 é voltado para a convergência das tecnologias de automação e informação. O resultado é uma arquitetura robusta, segura e integrada.
     Equipes inteiras podem trabalhar em um ambiente multiusuário, o que facilita e reduz consideravelmente o tempo de elaboração, alteração e execução de projetos.
     Para tornar o processo de engenharia mais eficiente, o SYSTEM302 tem uma grande biblioteca de templates para equipamentos e estratégias de controle. Além disso, o controle contínuo e de intertravamento podem ser feitos em um mesmo ambiente graças aos poderosos recursos dos novos controladores da família DFI302.

Leia Mais…

Cursos Livres

|

     Uma matéria exibida no Jornal Hoje, da Rede Globo, mostrou profissões promissoras que não exigem curso superior.
     São os chamados Cursos Livres, que visam uma rápida qualificação do aluno, podendo, em alguns casos, ingressar no mercado de trabalho imediatamente após a conclusão.
     "Ele vai abordar um ponto especifico mais focado, mas se é isso que a pessoa precisa para atuar no mercado de trabalho, esse curso pode ser uma ótima opção, porque qualifica rapidamente", analisa Ana Kuller, coordenadora de Educação.
     O Cursos 24 Horas oferece Cursos Livres totalmente online, por valores acessíveis (a partir de R$ 20,00, sem mensalidades) e com Certificado Entregue em Casa.
     Conheça alguns dos cursos que permitem o ingresso imediato no mercado de trabalho, sem obrigatoriedade de um curso técnico ou superior:


Leia Mais…

Usando um testador Neon

|

     O testador Neon é necessário para identificar qual é o fio fase da tomada. O testador tem dois terminais. Um você deve segurar com a mão, e com a outra mão tocar no chão ou na parede. O outro terminal deve ser ligado ao fio da tomada. Se a lâmpada NEON acender, então o fio é o FASE. A figura  mostra dois tipos de testadores NEON. Um deles tem a lâmpada no centro e dois fios que correspondem aos terminais. O outro é uma chave de fenda com uma lâmpada neon no interior. Segure no terminal 2 e toque o terminal 1 no fio a ser testado. 

 
     1) Desligue a chave geral que alimenta a tomada de dois pinos.
     2) Desmonte a tomada de dois pinos e separe seus dois fios. Os dois fios devem ter suas extremidades desencapadas como mostra a figura. Cuidado para não encostar um fio no outro, o que causaria um curto circuito.
     3) Ligue chave geral.
     4) Com um testador neon identifique qual dos fios é o FASE e qual é o NEUTRO. Coloque uma indicação nos fios, por exemplo, uma etiqueta.
     5) Desligue novamente a chave geral
     6) Faça a ligação dos fios na tomada de 3 pinos, como mostra a figura .
     7) Ligue um pedaço de fio entre o TERRA e o NEUTRO.
     8) Use fita isolante para envolver as conexões, evitando assim possíveis curtos-circuitos.
     9) A tomada deve ser aparafusada em sua caixa na parede e sua tampa (conhecida como "espelho") deve ser colocada.

     O computador pode ser ligado diretamente a esta tomada na parede. Se for usado um estabilizador de voltagem, este deve ser ligado à tomada da parede e o computador fica ligado no mesmo.
     O ideal é que a ligação entre o terra e o neutro seja feita em uma única tomada, e que todos os equipamentos sejam ligados nesta tomada, através de estabilizador ou extensão de tomadas. Se for preciso fazer esta instalação em duas ou mais tomadas de uma mesma sala, faça a ligação entre terra e neutro apenas na tomada que estiver mais próxima do quadro de disjuntores. Nas demais tomadas, não ligue o terra no neutro. Ao invés disso, puxe o fio “terra” da primeira tomada até as demais tomadas. 

Leia Mais…

Hora do Planeta 2012

|

O que é?
     A hora do planeta é um ato simbólico, promovido no mundo todo pela rede WWF, no qual governos, empresa e população demonstram a sua preocupação com o aquecimento glogal, apagando as suas luzes, durante sessenta minutos

Quando?
     Sábado 31 de março, das 20:30 e 21:30, apague as luzes e participe da hora do planeta.

Onde?
     No mundo todo e em sua residência, empresa, no mundo todo, em 2011 mais de bilhão de pessoas paticiparam apagando as luzes.

Participe você também!


 

Leia Mais…

Partida de motores de indução

|

     Muito cuidado com partidas elevadas em motores de indução. Devido ao valor elevado de partida dos motores, o tempo gasto na aceleração de cargas de inércia impreciável resulta na elevação rápida da temperatura do motor. Se o intervalo entre as partidas for muito reduzido, isto levará a uma excessiva aceleração da temperatura do motor, danificando ou reduzindo sua vida útil. A norma NBR 7094 estabelece um regime de partida mínimo que os motores devem capazes de realizar: 
    
     Duas partidas sucessivas, sendo a primeira feita com motor frio, isto é com seus enrolamentos á temperatura ambiente e a segunda logo a seguir (após o motor ter desacelerado até o repouso).
     Uma prtida com o motor quente, com os enrolamentos à temperatura de regime.
     
      A primeira condição simula o caso que a primeira partida do motor é malograda, por exemplo pelo desligamento da proteção, permitindo-se uma segunda tentativa logo a seguir. A segunda condição simula o caso de um desligamento acidental do motor em funcionamento normal, por exemplo, por falta de energia na rede, permitindo-se voltar ao funcionamento normal. Como o aquecimento durante a partida depende da inércia das partes girantes da carga para os quais o motor deve ser capaz de cumprir as condições acima.  

Leia Mais…

Erros na estrutura lógica do disco rígido

|

     Vários erros podem ocorrer na estrutura de diretórios e na FAT (File Allocation Table, ou Tabela de Alocação de Arquivos). Esses erros ocorrem quando o sistema operacional não pôde, devido a algum problema sério, completar a gravação de informações na FAT e nos diretórios. Isto ocorre, por exemplo, quando algum programa causa o travamento do computador, obrigando o usuário a pressionar o botão Reset, em um instante em que ainda existem informações a serem gravadas nos diretórios. Como resultado, temos lost clusters (clusters perdidos, ou Unidades de Alocação Perdidas).
     Seria muito rigor chamar isto de erro. Digamos que tratam-se de inconsistências na estrutura de arquivos. A princípio essas inconsistências são inofensivas, mas se nunca forem corrigidas, seu número poderá aumentar cada vez mais, fazendo com que sejam causados sérios problemas, como por exemplo, a incapacidade de criar novos diretórios e novos arquivos, mesmo existindo espaço livre no disco. 

Leia Mais…

Motores alimentados por inversores de frequência

|

     O uso de motores elétricos de indução alimentados por inversores de frequência para acionamentos de velocidade variável tem crescido muito nos últimos anos em virtude das vantagens inerentes proporcinadas por esta aplicação, tais como a facilidade de controle, a economia de energia e a redução do preço dos inversores, liderada pelo desenvolvimento de componentes eletrônicos cada vez mais baratos. Tais acionamentos são aplicados principalmente em bombas, ventiladores, centrífogas e bobinadeiras.
     As características construtivas de um motor de indução alimentado por  uma rede senoidal são determinadas em função das características desta rede, das características de aplicação e das características do meio ambiente. No entanto quando alimentado por inversor de frequência, também as características  próprias do inversor exercem significativa influência sobre o comportamento do motor, determinando-lhe novas características contrutivas ou de operação.
     Outra influência sobre as características contrutivas do motor alimentado por inversor de frequência está relacionada com o tipo de aplicação, mais especificamente com a faixa de velocidade no qual o motor irá trabalhar. Observa-se portanto, que existem diferenças na maneira de especificar um motor de indução sem variação de velocidade alimentado por uma rede senoidal e um motor com variação de velocidade alimentado por inversor de frequência.
      

Leia Mais…

Potência nominal do motor

|

     Potência nominal de um motor elétrico, é a potência que um motor pode fornecer, dentro de suas características nominais em regime contínuo. O conceito de potência nominal, ou seja a potência que o motor pode fornecer, está intimamente ligado a elevação de temperatura do enrolamento. Sabemos que o motor pode acionar cargas de potências bem acima de sua potência nominal, até quase atingir o conjugado máximo.
     O que acontece, porém, é que, se esta sobrecarga for excessiva, isto é, for exigida do motor uma potência muito acima daquela para qual foi projetado, o aquecimento normal será ultrapassado e a vida do motor será diminuida, podendo  ele, queimar-se rapidamente.
     Deve-se sempre ter em mente que a potência solicitada ao motor é definida pelas características da carga, isto é, independente da potência do motor, ou seja: para uma carga de 90 cv solicitada de um motor, por exemplo, independentemente deste ser de 75 cv ou 100 cv, a potência solicitada ao motor será de 90 cv. 

Leia Mais…

Vida útil de um motor elétrico

|

     Sendo o motor elétrico de indução, uma máquina robusta e de construção simples, a sua vida útil, depende quase esclusivamente da vida útil da isolação dos enrolamentos. Esta é afetada por muitos fatores, como umidade, vibrações, ambientes corrosivos e outros. Dentre todos os fatores, o mais importante é sem dúvida a temperatura de trabalho dos materiais isolantes empregados. Um aumento de 8 a 10 graus na temperatura de isolação acima de sua classe térmica, reduz sua vida útil pela metade.

     Quando falamos de diminuição da vida útil, não referimos ás temperaturas elevadas, quando  o isolante queima e o enrolamento é destruído repentinamente. vida útil da isolação, refer-se ao envelhecimento gradual do isolante, que vai se tornado ressecado, perdendo o poder do isolante, até que não suporte mais a tensão aplicada e produza o cuto circuito.
     A experiêcia mostra que a isolação tem uma duração praticamente ilimitada se a sua temperatura for mantida abaixo do limite de sua classe térmica. Acima deste valor, a vida útil da isolção vai se tornando cada vez mais curta, à medida que a temperatura de trabalho é mais alta. Este limite de temperatura é muito mais baixo que a temperatura de "queima" do isolante e depende do tipo de material empregado.
     Esta limitação de temperatura refere-se ao ponto mais quente da isolação e não necessariamente ao enrolamento todo. Evidentemente, basta um "ponto fraco" no interior da bobina para que o enrolamento fique inutilizado.  

Leia Mais…

O que é fator de serviço.

|

     Chama-se fator de serviço (FS) o fator que, aplicado à potência nominal, indicada a carga permissível que pode ser aplicada continuamente ao motor, sob condições específicadas. Note que se trata de uma capacidade de sobrecarga contínua, ou seja, uma reserva de potência que dá ao motor uma capacidade de suportar melhor o funcionamento em condições desfavoráveis. O fator de serviço não deve ser confundido com capacidade de sobrecarga momentânia, durante alguns minutos. O fator de serviço FS = 1,0, significa que o motor não foi projetado para funcionar continuamente acima de sua potência nominal. Isto entanto, não muda a sua capacidade para sobrecargas momentâneas. ANBR 7094 específica os fatores de serviço usuais por potência.

Leia Mais…

Motores elétricos funcinando em altitudes

|

     Motores elétricos funcionando em altitudes acima de 1000 mts em relação ao nível do mar apresentam problemas de aquecimento causado pela refração do ar, consequentemente, diminuição do seu poder de arrefecimento.
     A insuficiente troca de calor entre o motor e o ar cicundante, leva a exigências de redução de perdas, o que significa também, redução de potência.
     Os motores tem aquecimento diretamente proporcional as perdas e estas variam ,  aproximadamente, numa razão quadrática com a potência.

     Mas o que devemos fazer para que isso não venha a queimar o motor?
    
      Existem soluções possiveis como:
      Pode-se usar material isolante de classe superior.
      Usando-se motores com fator de serviço maior que 1 (1,15 ou maior) trabalhando satisfatóriamente em altitudes desde que seja requerida pela carga, somente a potência nominal do motor. 
     Exemplo:
     Motor de 100 cv, isolamento classe F, (80K) trabalhando em uma altitude de 1500 mts acima do nível do mar, a temperatura ambiente de 40º C será reduzida em 5%, resultando em uma temperatura ambiente máxima estável de 36% C.
Temp = 40 - 80 x 0,05 = 36º C. 

Leia Mais…
Como corrigir o fator de potência.

Antes de realizar qualquer investimento para Correção de Fator de Potência é necessário a identificação da causa de sua origem ...

... Saiba Mais
Ligação de um motor elétrico com 6 pontas

Na maioria dos casos os motores possuem 6 pontas de cabos em sua caixa de ligação.

...Saiba mais
Acionamento de motores elétricos

Contator é um dispositivo eletro magnético que liga e desliga o circuito de diferentes tipos de acionamento como o de uma luz por exemplo ou como de um sistema de uma bomba d'água de uma indústria...

... Saiba mais
 

©Bissoli 2013 Eletricidade | Template Blue by TNB