Motores elétricos funcionando em altitudes acima de 1000 mts em relação ao nível do mar apresentam problemas de aquecimento causado pela refração do ar, consequentemente, diminuição do seu poder de arrefecimento.
A insuficiente troca de calor entre o motor e o ar cicundante, leva a exigências de redução de perdas, o que significa também, redução de potência.
Os motores tem aquecimento diretamente proporcional as perdas e estas variam , aproximadamente, numa razão quadrática com a potência.
Mas o que devemos fazer para que isso não venha a queimar o motor?
Existem soluções possiveis como:
Pode-se usar material isolante de classe superior.Usando-se motores com fator de serviço maior que 1 (1,15 ou maior) trabalhando satisfatóriamente em altitudes desde que seja requerida pela carga, somente a potência nominal do motor.
Exemplo:
Motor de 100 cv, isolamento classe F, (80K) trabalhando em uma altitude de 1500 mts acima do nível do mar, a temperatura ambiente de 40º C será reduzida em 5%, resultando em uma temperatura ambiente máxima estável de 36% C.
Temp = 40 - 80 x 0,05 = 36º C.
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe seu coméntário