Sendo o motor elétrico de indução, uma máquina robusta e de construção simples, a sua vida útil, depende quase esclusivamente da vida útil da isolação dos enrolamentos. Esta é afetada por muitos fatores, como umidade, vibrações, ambientes corrosivos e outros. Dentre todos os fatores, o mais importante é sem dúvida a temperatura de trabalho dos materiais isolantes empregados. Um aumento de 8 a 10 graus na temperatura de isolação acima de sua classe térmica, reduz sua vida útil pela metade.
Quando falamos de diminuição da vida útil, não referimos ás temperaturas elevadas, quando o isolante queima e o enrolamento é destruído repentinamente. vida útil da isolação, refer-se ao envelhecimento gradual do isolante, que vai se tornado ressecado, perdendo o poder do isolante, até que não suporte mais a tensão aplicada e produza o cuto circuito.
A experiêcia mostra que a isolação tem uma duração praticamente ilimitada se a sua temperatura for mantida abaixo do limite de sua classe térmica. Acima deste valor, a vida útil da isolção vai se tornando cada vez mais curta, à medida que a temperatura de trabalho é mais alta. Este limite de temperatura é muito mais baixo que a temperatura de "queima" do isolante e depende do tipo de material empregado.
Esta limitação de temperatura refere-se ao ponto mais quente da isolação e não necessariamente ao enrolamento todo. Evidentemente, basta um "ponto fraco" no interior da bobina para que o enrolamento fique inutilizado.
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe seu coméntário