Raio é uma descarga elétrica que se produz pelo contato entre nuvens de chuva ou entre uma destas nuvens e o solo (terra). A descarga é bem visível a olho nu principalmente a noite, com tragetórias sinuosas e de ramificações irregulares as vezes com muitos quilômetros de distância até o solo. Este fenômeno produz um clarão conhecido como relâmpago e também uma onda sonora chamada de trovão. Ai fica uma pergunta:
O raio sai da nuvem ou da terra? Sobe ou desce?
Pesquisas indicam que 70% da tragetória dos raios são da terra para a nuvem e 30% são de nuvem para nuvem e de nuvem para terra.
A maioria dos raios começa e acaba dentro das nuvens. São poucos os raios que vem para o chão. Logo que o raio sai da nuvem e segue em direção ao solo não pode ser visto. Quando essa faísca tortuosa chega a 50 metros do chão, sai da terra uma outra faisca em direção a nuvem (descarga conectante) que ainda não pode ser vista. Só quando as duas correntes se encontram é que tudo se ilumina. O que vemos então é a descarga de retorno. Os raios que enchergamos portanto saem da terra para o céu, por ilusão de óptica, achamos que o clarão do relampago vem do céu para a terra.
-->
-->
1 Comentário:
SHOOOOW DE BOLA,
muito bom, bem argumentado,
gostei do climax
Postar um comentário
Deixe seu coméntário