Muito cuidado com partidas elevadas em motores de indução. Devido ao valor elevado de partida dos motores, o tempo gasto na aceleração de cargas de inércia impreciável resulta na elevação rápida da temperatura do motor. Se o intervalo entre as partidas for muito reduzido, isto levará a uma excessiva aceleração da temperatura do motor, danificando ou reduzindo sua vida útil. A norma NBR 7094 estabelece um regime de partida mínimo que os motores devem capazes de realizar:
Duas partidas sucessivas, sendo a primeira feita com motor frio, isto é com seus enrolamentos á temperatura ambiente e a segunda logo a seguir (após o motor ter desacelerado até o repouso).
Uma prtida com o motor quente, com os enrolamentos à temperatura de regime.
A primeira condição simula o caso que a primeira partida do motor é malograda, por exemplo pelo desligamento da proteção, permitindo-se uma segunda tentativa logo a seguir. A segunda condição simula o caso de um desligamento acidental do motor em funcionamento normal, por exemplo, por falta de energia na rede, permitindo-se voltar ao funcionamento normal. Como o aquecimento durante a partida depende da inércia das partes girantes da carga para os quais o motor deve ser capaz de cumprir as condições acima.
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe seu coméntário