Transformadores monofásicos são usados para aumentar ou diminuir a tensão elétrica e, consequentemente, a corrente elétrica, para isolação de circuitos e vários outros empregos.
Os transformadores podem ser desde bem pequenos, de pouco VA, até os empregados em grandes subestações transformadoras, que obrigam as potências de MVA.
As partes principais que compõe um transformador são: Núcleo, bobina primária e bobina secundária.
O núcleo constitui o circuito magnético do transformador. É uma peça metálica, constituído de chapas de ferro de silício, isoladas entre si e sobre a qual são montadas as bobinas. Há diferentes formas de núcleo encouraçado.
Bobina primária é a bobina que se liga à linha de alimentação alternada.
Bobina secundária é aquela que transmite energia e à qual se ligam os aparelhos a ultilizar. Esta bobina pode ter várias derivações que permitem obter várias tensões de saída. Por exemplo, os transformadores para campainha geralmente são construídos para três tensões.
As bobinas tem diferentes formas e tamanhos. São isoladas entre si e o núcleo. Em alguns casos, as bobinas se enrolam sobre carretéis separados, ou em um só carretel. Nos transformadores pequenos costuma - se construir uma bobina sobre outra no mesmo carretel.
O funcionamento dos transformadores está baseado no fenômeno da indução eletromagnética. O primário, ligado à rede de alimenteção de corrente alternada, gera um campo magnético, também alternado, que, conduzido pelo núcleo, vai induzir no secundário uma energia elétrica.
O transformador será elevador se o enrolamento secundário tiver maior número de espiras que o enrolamento primário, e será abaixador se o enrolamento secundário tiver menor número de espiras que o primário.
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe seu coméntário