Como vimos anteriormente chave seccionadora é um dispositivo mecânico de manobra que na posição aberta assegura uma distância de isolamento e na posição fechada mantem a continuidade do circuito elétrico. Suas principais partes são:
Pólo seccionador: É a parte do seccionador incluindo o circuito principal, isoladores e a base, associada exclusivamente a um caminho condutor elétricamente separado e excluindo os elementos que permitem a operação simultânea.
Base: Construída em aço laminado galvanizado a quente, com perfis "U", "I", "U" dupla, treliças ou tubos de aço de parede reforçada.
Mancal: É a parte rotativa da base do seccionador, onde o será fixado a coluna rotativa.
Sub bases: Destina - se a elevar a altura da coluna isolante.
Coluna isolante: Mantem a isolação entre a parte viva e base do seccionador, é, portanto parte fundamental na função isolante do seccionador.
Lâmina principal: É uma peça móvel que na posição fechada do seccionador conduz a corrente elétrica de um terminal a outro e na posição aberta assegura uma distância de isolamento.
Suporte de contatos: São construídos em ligas de cobre e alumínio e dimensionados de forma tal que resistem aos esforços de operação.
Contatos: É um conjunto de duas ou mais peças condutoras de um seccionador.
Mecanismo de acionamento: É um conjunto que, recebendo o comando atravéz da coluna isolante rotativa, opera a lâmina dando-lhes os movimentos necessários para cumprir sua função.
Contatos de arco: São ultilizados para interroper correntes como por exemplo; corrente de magnetização de um transformador.
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe seu coméntário