Como já foi estudado, as descargas elétricas são fenômenos comuns na natureza. O relâmpago, por exemplo, é um exemplo típico de descarga elétrica. O atrito contra o ar faz com que as nuvens fiquem altamente eletrizadas e adquirem um potencial elevado.
Quando duas duas nuvens com potencial elétrico diferente se aproximam, ocorre uma descarga elétrica, ou seja um relâmpago. O que ocorre não passa de uma transferência orientada de cargas elétricas de uma nuvem para outra.
Durante a descarga, numerosas cargas elétricas são transferidas, numa única direção, para diminuir o desequilibrio elétrico entre dois pontos. Os elétrons em excesso em uma nuvem deslocam -se para a nuvem que tem poucos elétrons.
O deslocamento de cargas elétricas entre dois pontos onde existe ddp é chamado de corrente elétrica. Desse modo, explica - se o relâmpago como uma corrente elétrica provocada pela tensão elétrica entre duas nuvens.
Durante o curto tempo de duração de um relâmpago, grande quantidade de cargas elétricas flui de uma nuvem para outra. Dependendo da grandeza do desequilíbrio elétrico entre duas nuvens, a corrente elétrica, ou seja, a descarga elétrica entre elas pode ter maior ou menor intensidade.
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe seu coméntário