A existência de tensão é imprescindível para o funcionamento dos aparelhos elétricos. Para que eles funcionem, foram desenvolvidos dispositivos capazes de criar um desequilíbrio elétrico entre dois pontos, dando origem a uma tensão elétrica. Genericamente esses dispositivos são chamados de fontes geradora de tensão. As pilhas baterias ou acumaladores e geradores são exemplos de desse tipo de fonte.
As pilhas são fontes geradoras de tensão constituídas por dois tipos de metais mergulhados em um preparo químico. Esse preparo químico reage com os metáis, retirando elétrons de um e levando para o outro. Um dos metáis fica com o potencial elétrico positivo e o outro com o potencial elétrico negativo. Entre os dois metais existe portanto uma ddp ou uma tensão elétrica.
Pela própria característica do funcionamento das pilhas um dos metáis torna -se positivo e o outro negativo. Cada um dos metais é chamado de pólo. Portanto, as pilhas dispoem de um pólo positivo e o outro pólo negativo. Esses pólos nunca se alteram, o que faz com que a polaridade da pilha seja invariáveis.
Daí a tensão fornecida chamar - se tensão contínua ou tensão CC, que é a tensão elétrica entre dois pontos de ploaridade invariáveis.
A tensão fornecida por uma pilha comum não depende do seu tamanho pequeno, médio ou grande nem de sua ultilização nesse ou naquele aparelho. É sempre uma tansão contínua de aproximadamente 1,5 volts.
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe seu coméntário