A utilização de um somador para sensores é aplicado principalmente na medição de nível de cana em alimentadores tipo Chute Donnelly. Usaremos como exemplo um conversor somador XS110 da DLG.
O XS-110 fornece em sua saída, sinal padronizado, com valor proporcional ao número de sensores ativos, conectados às suas entradas digitais. Possui até 10 entradas digitais isoladas opticamente da saída, às quais podem ser conectados sensores com saída em coletor aberto, contato seco, nível de tensão assim como SC-100 e o SC-500 e outros. Fornece tensão de alimentação para sensores, simplificando os projetos de aplicações, ao dispensar fontes externas auxiliares de alimentação contínua. Há também proteção contra curto circuito da alimentação dos sensores.
O XS-110 deve ser instalado em locais livres de água, vapores e poeira em excesso, sendo irrelevante a sua posição de montagem. Deve-se providenciar a instalação de fusível de proteção.
A figura ilustra seu painel de ajustes e conexões. As conexões devem ser efetuadas com condutores blindados para os sinais de entrada, utilizando tubulação metálica exclusiva, ou cabo par trançado, devendo nesse último caso, seguir as regras de utilização desse tipo de cabo.
A figura ilustra seu painel de ajustes e conexões. As conexões devem ser efetuadas com condutores blindados para os sinais de entrada, utilizando tubulação metálica exclusiva, ou cabo par trançado, devendo nesse último caso, seguir as regras de utilização desse tipo de cabo.
O diagrama da figura mostra a aplicação mais comum do XS-110 que é a medição de nível utilizando seis sensores capacitivos SC-100 ou SC-500.
Configuração para 8 Sensores NPN
2º. Ajustar tempo da rampa de subida: fechar com jumper os bornes 06 (GND) e 15 (In 9), com as teclas UP e DOWN aumentar ou diminuir o tempo da rampa de subida, observando o tempo em que o led verde permanece aceso;
3º. Ajustar tempo da rampa de decida: fechar com jumper os bornes 06 (GND) e 16 (In 10), com as teclas UP e DOWN aumentar ou diminuir o tempo da rampa de descida, observando o tempo em que o led verde permanece apagado.
Configuração para 10 Sensores PNP
2º. Ajustar o tempo da rampa de subida: fechar com jumper os bornes 05 (Out 14V) e 15 (In 9), com as teclas UP e DOWN aumentar ou diminuir o tempo da rampa de subida, observando o tempo em que o led verde permanece aceso;
3º. Ajustar o tempo da rampa de decida: fechar com jumper os bornes 05 (Out 14V) e 16 (In 10), com as teclas UP e DOWN aumentar ou diminuir o tempo da rampa de decida, observando o tempo em que o led verde permanece apagado;
4º. Configurar o número de sensores: fechar com jumper os bornes 05 (Out 14V) e 16 (In 10) , pressionar a tecla SET por 5 segundos até o led verde piscar rapidamente, indicando que a XS-110 foi configurada com sucesso para 10 sensores.
OBS.: Quando a XS-110 estiver configurada para 9 ou 10 Sensores e for preciso alterar o tempo da rampa de subida/decida, é necessário configurar o equipamento novamente, conforme os passos descritos acima.
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe seu coméntário