Pesquise no site

30
out
2012

Ríscos elétricos

|

29
out
2012

Processo de inscrições para Vestibulinho Centro Paula Souza

|

    

     Devido a problemas no site, o Centro Paula Souza decidiu reabrir o processo de inscrições para o Processo Seletivo – Vestibulinho, do 1º semestre de 2013.
      O novo período de inscrições será de 30/10/2012 a 05/11/2012, às 15h.

http://www.centropaulasouza.sp.gov.br/vestibulinho/

Leia Mais…

29
out
2012

Por que instalar o fio terra?

|

29
out
2012

Sensor de presença e fotocélula vídeo aula

|

29
out
2012

Como funciona o alicate amperímetro

|


Leia Mais…

24
out
2012

Sinais elétricos em telecomunicações

|

     Para que as informações sejam transmitidas em um sistema de comunicação, é necessário transformá-las em sinais elétricos. Esses sinais são variações de tensões elétricas no decorrer do tempo e podem ser de dois tipos:


Figura 1 sinal analógico


Figura 2 sinal digital

Figura 3 Trem de pulsos

Leia Mais…

24
out
2012

Sistema de comunicação

|

      Para que haja comunicação entre pelo menos dois pontos, são necessários basicamente:
     • Informação: voz, imagem e dados.
     • Alguém ou algo que transmita a informação: terminal fonte.
     • Alguém ou algo capaz de receber a informação: terminal destino.
     • Um meio físico para transmitir a informação: canal de comunicação.



Figura 1    Diagrama de sistema de comunicação
analógico elementar.


Leia Mais…

23
out
2012

Telecomunicações

|

     Telecomunicações pode ser definida como a transmissão de informações entre pontos distantes, por meio de sistemas eletrônicos e meios físicos. Seu desenvolvimento ocorreu de maneira gradativa, impulsionado por invenções como:


Leia Mais…

19
out
2012

Indução eletromagnética

|

     Com as experiências de Öersted e Ampère, descobriu-se que uma corrente elétrica pode gerar magnetismo. O físico inglês Michael Faraday realizou experimentos que comprovaram o efeito contrário: o magnetismo poderia gerar eletricidade (naquela época, a eletricidade só era obtida por meio de baterias e pilhas).


Figura 1   Experiência de Faraday.





Figura 2


Figura 3

Leia Mais…

19
out
2012

Galvômetro de bobina móvel

|

     Os instrumentos de medição elétrica de ponteiro possuem um galvanômetro, no qual se observa o mesmo fenômeno do motor CC. Quando a corrente elétrica percorre a bobina, a força magnética movimenta o ponteiro. No entanto, uma mola que age em força contrária à força magnética faz com que o ponteiro pare, revelando o valor da grandeza a ser medida. Quanto maior essa grandeza, maior a deflexão. A figura 1 apresenta um modelo-padrão de galvanômetro.

Figura 1


Leia Mais…

15
out
2012

Aplicações práticas da força magnética

|

     O motor elétrico, o galvanômetro de bobina móvel, o relé, o disjuntor, o alto- -falante e a gravação magnética são alguns exemplos de aplicações da força magnética.



Figura 1



Figura 2 Princípio de funcionamento de um
motor de corrente contínua (CC).



Leia Mais…

15
out
2012

A relação entre eletricidade e magnetismo

|

     Em 1820, o professor dinamarquês Hans Christian Öersted realizou uma experiência – conhecida, mais tarde, como experiência de Öersted – em que demonstrou pela primeira vez a relação entre eletricidademagnetismo .



Figura 1 (a) Circuito elétrico que pode demonstrar a experiência de Öersted;
(b) Após a ligação da bateria fechando o circuito, a passagem de corrente provoca a
deflexão da bússola.






Figura 2  Elétrons em movimento
desordenado em um condutor metálico.



Figura 3  Elétrons em movimento ordenado em um condutor
metálico e manifestação da corrente elétrica.





Leia Mais…

14
out
2012

Retificador de meia onda com filtro capacitivo

|

      Esse tipo de retificador apresenta, além do diodo retificador, um capacitor associado em paralelo com a carga. A função do capacitor é diminuir o ripple. Quanto menor for o ripple da tensão de saída de um retificador, melhor será sua qualidade. A figura 1 ajuda a entender o que é ripple. Nela, uma tensão senoidal de 1 V de pico está sobreposta a uma tensão CC (também chamada de nível de offset) de 4 V. Se usarmos um voltímetro CC para medir essa tensão, ele indicará exatamente 4 V.

Figura1 Tensão senoidal com nível de offset ilustrando
o conceito de ripple.




Figura 2












Leia Mais…

11
out
2012

Tensão elétrica (U) ou diferença de potencial (ddp)

|

     Uma carga imersa em um campo elétrico fica sujeita a uma força e pode vir a se movimentar. Em outras palavras, essa carga adquire uma energia potencial elétrica ep, que pode ser transformada em energia de movimento (cinética), ou seja, pode realizar trabalho. Quanto maior a carga, maior a força e maior a energia potencial ep




Figura 1



Figura 2




Figura 3



Figura 4

Leia Mais…

10
out
2012

Periféricos de interface com o usuário

|

     A maioria das aplicações com controladores lógicos programáveis necessita de uma interface homem-máquina (IHM). Em um processo produtivo, o operador precisa interagir com o processo ou a máquina, comandando operações, alterando parâmetros, visualizando situações e recebendo diagnósticos.


Periféricos de interface com o usuário

Leia Mais…

10
out
2012

Sistema digital de controle distribuído (SDCD)

|

     O sistema digital de controle distribuído (SDCD) não é um único produto, mas um conjunto de dispositivos e elementos interligados em redes de comunicação de alta velocidade e confiabilidade, utilizados em sistemas e plantas industriais mais complexas. Esse conjunto de dispositivos possui certa independência da parte do processo para a qual foi destinado, porém, obedece a uma lógica única em um nível superior hierárquico no controle do sistema. O SDCD é um sistema complexo e redundante, no qual eventuais falhas são corrigidas de maneira automática por outros elementos previamente programados que assumem o controle em caso de falhas.


Diagrama em blocos
de um SDCD

Leia Mais…

09
out
2012

Como funciona a memória

|

     Memória é o local em que são armazenados instruções e dados, ou seja, as informações necessárias para o funcionamento do CLP. As memórias podem ser classificadas em:






Leia Mais…

09
out
2012

UCP Unidade Central de Processamento

|

     A unidade central de processamento (UCP) gerencia todo o sistema, controlando
as operações realizadas pelas diferentes unidades funcionais.
     A principal função da UCP é controlar e executar instruções presentes na memória. Ela é responsável pelo gerenciamento total do sistema, controlando os barramentos de endereços, de dados e de controle.





Esquema de controle de processo em indústria



 

Leia Mais…

09
out
2012

CLP Controlador Lógico Programável

|

      A estrutura física do CLP é um conjunto de circuitos eletrônicos interligados formados por processadores, memórias, barramentos, dispositivos de entrada e saída, fonte de alimentação e terminal de programação.







Leia Mais…

05
out
2012

A automação industrial

|

     A automação industrial é uma área de pesquisa que vem ampliando sua atuação gradativamente nos últimos anos. O uso de dispositivos e a aplicação de soluções desenvolvidos em automação industrial tem grande repercussão sobretudo no setor industrial. As aplicações não se resumem a substituir o trabalho humano em tarefas exaustivas, monótonas e perigosas; elas trazem melhoria na qualidade de processos, otimização dos espaços, redução no tempo de produção e custos.

Leia Mais…

04
out
2012

Transformador monofásico

|

     O transformador é uma máquina elétrica estática, que altera a tensão e a corrente elétrica para valores adequados de acordo com a aplicação específica do projeto. Na figura 1, um transformador monofásico representado de maneira elementar.

Figura 1



Figura 2


Figura 3




Leia Mais…

04
out
2012

Capacitância

|

     Carga de um capacitor é a carga elétrica armazenada na armadura positiva. Capacitância ou capacidade eletrostática é a grandeza que indica a capacidade do componente de armazenar cargas, expressa pela relação:



Figura 1

Tabela 1



Tabela 2

Tabela 3



Figura 2

Leia Mais…

03
out
2012

Indutores

|

     São dispositivos constituídos de espiras ou fios enrolados sobre um núcleo (bobinas) que têm por finalidade armazenar energia potencial elétrica com a criação
de um campo magnético.












Leia Mais…
Como corrigir o fator de potência.

Antes de realizar qualquer investimento para Correção de Fator de Potência é necessário a identificação da causa de sua origem ...

... Saiba Mais
Ligação de um motor elétrico com 6 pontas

Na maioria dos casos os motores possuem 6 pontas de cabos em sua caixa de ligação.

...Saiba mais
Acionamento de motores elétricos

Contator é um dispositivo eletro magnético que liga e desliga o circuito de diferentes tipos de acionamento como o de uma luz por exemplo ou como de um sistema de uma bomba d'água de uma indústria...

... Saiba mais
 

©Bissoli 2013 Eletricidade | Template Blue by TNB