Sempre que um corpo é capaz de enviar elétrons para outro, ou dele receber essas partículas, dizemos que tem potencial elétrico. Se um corpo "A" manda elétrons para um corpo "B", diz -se que "A" é negativo em relação a "B", e, naturalmente, "B" é positivo em relação a "A".
Dois corpos entre os quais pode se estabelecer um fluxo de elétrons apresentam uma diferença de potencial.
Vimos, assim, que entre dois corpos que apresentam situações elétricas diferentes há sempre a possibilidade de se estabelecer uma corrente elétrica, isto é, existe uma diferença de potencial.
Esta grandeza também é conhecida como força eletromotriz ( f.e.m.) Tensão, Voltagem, Pressão elétrica. É designada geralmente pela letra "E" e algumas vezes por "V" ou "U".
Sabemos agora que, se houver uma d.d.p. entre dois pontos e eles forem postos em contato, haverá a produção de uma corrente elétrica. É evidente que o meio (material usado para ligar os dois pontos) irá oferecer uma certa dificuldade ao deslocamento dos elétrons, esta oposição que um material oferece à passagem de uma corrente elétrica é denominada resistência elétrica (R).
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe seu coméntário